Monday, February 4, 2008

Cassandra's Dream, Woody Allen (2007)



O Sonho de Cassandra mostra Woody Allen de volta a sua prospota de Match Point (2005), dando início ao que pode vir a ser sua fase russa. Feito na Inglaterra, logo vemos os personagens dirigindo na mão errada e nos lembramos do cômico final do personagem interpretado pelo próprio Allen em Scoop (2006), mas não há muito de cômico neste novo sonho. Há cenas engraçadas, mais por sua ironia ou sarcasmo do que por um elemento cômico, mas o que permeia todo o filme é uma leve seriedade e o tema da culpa.

Dirigido com maestria, Cassandra's Dream conta a história de dois irmãos com ambições bastante diferentes, unidos por seus laços de família e por um pequeno barco que tem o nome do filme e é o começo deste. Depois de algumas indas e vindas, os personagens que vão construir a trama em torno dos irmãos começam a aparecer e a guiar os rumos da história até o ponto em que é colocado o grande dilema que irá alimentar a segunda parte do filme.

Difícil falar sobre o filme sem contar a história, mas contar a história seria estragar algumas das suas nuâncias, pois a interpretação do que se passa e de como os personagens se portam diante dos acontecimentos é tudo, é a arte em si. Então digo apenas que apesar de parecer um filme estranho, fora da forma básica do Woody Allen, Cassandra's Dream é, como Match Point, uma de suas melhores obras, seja pela intrigante trama, seja pelas suas qualidades cinematográficas, seja pela excelente trilha sonora de Philip Glass.

No final das contas, assista ao filme, reflita sobre ele e me conte o que achou, assim podemos discutir, ou não, a coisa, ou o trem.

No comments: